.::home::.
Sobre o pia
Equipe
Formas de Atuação
Publicações
Artigos
Galeria de Fotos
Quem pode Participar
Contatos
 
 
 
 
 
 
 

 

O Programa Infância e Adolescência - PIA atualmente, desenvolve atividades por meio de 2 projetos de extensão e ações de formação e pesquisa:

PROJETOS DE EXTENSÃO

1. Projeto Criando Asas: desenvolvimento de ações afirmativas com crianças, adolescentes e responsáveis familiares. Executado em parceria com o MOVIMENTO DE EMAÚS.

2. Projeto AKATU na escola: semente de um mundo melhor. Realização de ações interventivas em escolas de ensino fundamental na perspectiva da disseminação da cultura de direitos que favoreça a promoção de um ambiente escolar protetivo e garantidor de direitos.

Além desses desses 2 projetos, o PIA desenvolve atividades de Estágio Curricular e ações de pesquisa, disponibilização de acervo, orientações de discentes e profissionais da área da infância, promoção de seminários, cursos, oficinas na temática.

FORMAÇÕES, ARTICULAÇÕES, ESTUDOS e PESQUISAS

As ações do PIA situam-se no âmbito do Sistema de Garantia de Direitos, na proteção da criança, do adolescente e de seus familiares coletando, sistematizando, analisando dados da realidade da infância e da adolescência, de forma crítica e desmanteladora dos esquemas ideológicos que escondem a realidade da população pobre e as causas dessa pobreza. Socializa esses conhecimentos à sociedade, na defesa de crianças e adolescentes em situação de pobreza.

1. Estágio Curricular: aprendizado da prática em Serviço Social em consonância ao Projeto Pedagógico do Curso, permite o engajamento de discentes em ações de extensão.

2. Janelas do PIA: exposição de experiências de atuação ou pesquisas sobre infância e adolescência. É destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral.

3. Infância em Tela: Discute categorias sociológicas para explicação da realidade, em especial a da infância e da adolescência, por meio do cinema. Discute-se a estrutura narrativa dos filmes, seus conteúdos e as categorias envolvidas.

4. Estudo de Mesa: Atividade que reúne a equipe do PIA e parceiros para estudo de conteúdos sobre infância, adolescência, família, categorias teóricas das Ciências Sociais.

5. Pesquisa: Representações Sociais da Infância no Contexto Histórico de Belém-PA.

6. Pesquisa: Narrativas da Sociabilidade Infantil em Áreas Amazônicas.

7. Pesquisa: Pagoa: Nominação, Identidade e Estigma.

8. Promoção de seminário bi-anual: apresentação dos resultados de pesquisas e trabalhos significativos; discussões temáticas; elaboração de diagnósticos e aprovação de textos para publicação.

9. Representação do PIA em fóruns, campanhas e iniciativas na área da infância e adolescência: o Fórum Paraense pela Erradicação do Trabalho Infantil, o Comitê Assessor do Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico, o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente.

10. Promoção e participação em eventos, seminários e congressos regionais, nacionais e internacionais relativos à temática: com divulgação sistemática das atividades e eventos previstos a cada mês e/ou ano e ampla difusão dos resultados e objetivos alcançados nesses encontros.

11. Prestação de assessoria e consultoria a instituições e grupos com atuação na área da infância e adolescência.

12. Intercâmbio com instituições governamentais e organizações não-governamentais que atendem crianças e adolescentes: para estimular a participação de educadores, técnicos, autoridades e o protagonismo juvenil e a competência das famílias.

 
Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. Faculdade de Serviço Social. Cidade Universitária José da Silveira Netto, R. Augusto Correa, nº 01. Setor Profissional. Tel:(091) 3201- 8061, pia@ufpa.br